"Há um momento em que é preciso abandonar as roupas usadas que já têm a forma do nosso corpo e esquecer os caminhos antigos que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia - e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos." (PESSOA, Fernando)

"Procuro despir-me do que aprendi. Procuro esquecer do modo de lembrar que me ensinaram. E raspar a tinta com que me pintaram os sentidos. Desencaixotar as minhas emoções verdadeiras. Desembrulhar-me e ser eu." (PESSOA, Fernando)

21 de fev. de 2011

Cor nos enta... tenta... quarenta



Nova cor se aproxima
Venho brincando com ela faz dias, meses até
Esta nova cor traz um misto de alegria com ansiedade
Envolta em mistério, mito e reflexão
A CorEnta... quarenta...

Que cor tem a vida aos quarenta?
Uma vida recordada numa gama de emoções
Muitos dos sonhos de meninice,  agora realidade
Muito da realidade jamais antes sonhada
E sonhos distantes, ainda não alcançados

Que cor pinta a vida aos quarenta?
Uma vida exposta como tela em tripé, esperando os retoques das tintas que lhe foram espalhadas
Aos quarenta a suavidade do toque, faz os acabamentos da impulsividade de outrora
Na leveza dos pinceis, extensão da alma acarinhando a obra, faz até a dor ter tom de arte
A cor que pinta aos quarenta é cor madura, mas  que ainda se permite ver sonho de criança
É cor presente no abraço e na esperança
Cor que escorre e sangra com a dor
Rebrota, recicla, sobrevive
Vive em nova forma,
Acalenta e aceita
Flexível e empática

Qual aquarela suporta todas as nuances das cores aos quarenta?
Das cores que fui, que sou e que serei
Cores em mim, que pinto cada dia
Faço arte ou borrões, importa o que a mim significa
Respingos de tinta, arte final ou projeto em constante reconstrução
Das cores que hoje me faço, lanço um novo olhar
Possibilidades e não obstáculos
Protagonista da minha vida, enredo pintado e rabiscado
Tantas vidas à minha estiveram coladas
Quantas alegrias e desafios juntos trilhamos
Alguns passaram, e não voltam mais
Outros tantos, em linha frágil iniciaram a jornada e  ainda hoje caminhamos paralelamente
Amor, paixão, amizades!
Agradeço a vida que me chega aos quarenta
Agradeço a minha família,
Agradeço a todos os momentos que vivi até hoje, foram eles que construíram quem eu sou
Agradeço a Deus pelo presente que me dá a cada dia

Agradeço todas as minhas cores, e divido-as
Sei que um dia elas são vibrantes, e no seguinte podem ter a opacidade indesejável; mas as cores são assim mesmo, se mesclam e mesmo a mais desprezível combinação pode revelar ao longe, segredos maravilhosos...

Aqui novos amigos me acompanham. Virtualidade outrora sequer imaginável
Amigos mesclados em diferentes culturas, em que a distância real é superada pela aproximação de idéias e sentimentos.
Aqui, amigos que escrevem, dividem, sentem a vida em forma de poesia. Venho aprendendo, e apreendendo em cada novo texto que leio
Aos amigos de todas as formas e cores, meu sincero Muito Obrigada!!
Já recebi muito carinho, afago e atenção, e gostaria de poder retribuir com um pouquinho COR!
Quem lembrar, dia 27 de fevereiro 23h e 45min.... vem pra cá brindar comigo!!!

É fácil, já contei o segredo de como é possível sonhar em: http://tintadotinteiro.blogspot.com/2011/01/e-segredo.html

25 comentários:

Wanderley Elian Lima disse...

Olá MariAne
Cada idade tem uma cor, o importante é não deixar a cor perder o brilho.
Bjux

IT disse...

Prelúdio de vida...
de cores a sorrir!
Alegria que anuncia.

Dias,meses,anos...
Uma mulher aos quarenta.

CORES...teu nome é Mulher!
Transparência,o teu nome é Mulher!
Mistério,o teu nome é Mulher...

Cores de:
beleza,amizade,emoções,desejos,
cumplicidade,sonhos,generosidade
serenidade,grandeza de alma e amor.

Anunciação-sutileza...
respingos com delicadeza,ela sabe fazer.

ArTe da Vida daquela,cuja nobreza de tal beleza,que não nos permite deixar possibilidades para admirar as partes isoladas,de uma grande e querida amiga aos quarenta,que tenta...tenta e inventa.rs

É ela!
Mari-cores.♥

que conhece o coração
e no amor acredita!

IT

Everson Russo disse...

A mesma cor de antes,,,a cor que voce quiser,,,a cor que pintar o seu olhar,,,seus desejos e sonhos,,,já pintei essa cor,,,e olha,,,até que ficou um quadro bonito...rs..rs...grande beijo de bom dia...e felicidades sempre.Que logo venha 27 pra celebrarmos....

Mariane disse...

Wanderley, com brilho ou não as cores sempre estarão presentes!

Obrigada!

Mariane disse...

Encantada com as cores que brotam ao Som do Coraçao, amiga Irlene!!!
Linda amiga, que percebe as nuances das tintas e aqui pincela uma linda arte! A expressão do teu sentimento!!!
Gosto muito de ti!

Mariane disse...

Everson... cada dia que passa descobrimos novas cores...
Obrigada por tuas palavras abrilhantando esta tela!
Que venha os 40....srsrr

Mariane disse...

Outro dia o amigo Flavio inspirado nas leituras daqui do blog, fez uma releitura.
Digo sempre que escrevemos pra nós mesmos, e que cada um resignifica as palavras conforme sua própria existência.
Em forma de agradecimento trago pra cá, o que escreveu lá:
http://cantinhodomeudesabafo.blogspot.com/2011/02/mari-ane-uma-jovem-de-sentimento.html#ixzz1EgzR862k

A Mari Ane, uma jovem de sentimento

Um sentimento por palavra
Um carinho por leitura
Magias do que te faz feliz
Para mostrar tua ternura
Um olhar lançado sobre o mundo
Com o intuito de o ser
Tristezas que passam por ti
Apenas com o vento a te conhecer
Um choro, uma lágrima derramada
De quem a vida ganha sentindo o nada
Mundo visto como se de uma esplanada
Jamais para o futuro desligada
Mariane, tu que sentes como um anjo
Os pecados de quem não o é
Que detonas o mau sentimento e mau estar
De quem vem ao teu pé
Tentas purificar até a escrita do mundo
Tornando seu sentimento no teu
És a força de sentir
Que o nosso olhar não deixará nunca só

Obrigada Flavio!

José disse...

MariAna!

Eu também digo que cada idade tem a sua cor, ou a cor que a gente a queira pintar, quarenta anos é a cor de alguns sonhos já realizados, e outros ainda por realizar,e que há ainda muitos anos à mossa frente, para serem pintados da cor que a gente quiser.
Dia vinte sete cá estarei.

Beijinho,
José.

(CARLOS - MENINO BEIJA - FLOR) disse...

oce foi perfeita no texto todo, mas isso mexeu especialmente comigo... "A cor que pinta aos quarenta é cor madura, mas que ainda se permite ver sonho de criança". Quando era mais novo ouvia dizer que a vida começa ao quarenta, eu achava isso um absurdo..m as concordo demais hoje. Parabéns,você está escrevendo cada vez melhor. Também aprendemos muito com você. Isso aqui na verdade é uma grande troca. Não existe melhor ou pior, existe cada um deixando sua mensagem,seu amor, sua amizade,sua ideia. Gosto de seu blog muito muito. Beijos

(CARLOS - MENINO BEIJA - FLOR) disse...

oce foi perfeita no texto todo, mas isso mexeu especialmente comigo... "A cor que pinta aos quarenta é cor madura, mas que ainda se permite ver sonho de criança". Quando era mais novo ouvia dizer que a vida começa ao quarenta, eu achava isso um absurdo..m as concordo demais hoje. Parabéns,você está escrevendo cada vez melhor. Também aprendemos muito com você. Isso aqui na verdade é uma grande troca. Não existe melhor ou pior, existe cada um deixando sua mensagem,seu amor, sua amizade,sua ideia. Gosto de seu blog muito muito. Beijos

Leo disse...

Eu acho que a cor é azul, assim como teus olhos!

Beeijos!!

Mariane disse...

Então José, descobrindo novas nuaces de cores a cada novo dia.
Muitos sonhos, hoje já realidade; outros ainda por acontecer e novos sonhos aparecem pra dar mais brilho aos dias que se fazem presente.



Abraços de cores mil a ti e a todos que dividem este momento comigo!

Mariane disse...

Menino Beija-Flor!
Agradeço o carinho que aqui expressa, e dizeo-o com sabedoria quando destaca que não há melhor ou pior. Somos todos pigmentos puros de uma essência única, que com o passar dos dias/meses/anos, permitimos-nos mesclar com outros pigmentos (vidas), e desta forma tornando-nos ainda mais únicos! Nesta troca de dar e receber, aprendemos apreendendo das vivencias o melhor de cada momento!
E que chegue os 40, 50... 100.... rsrs

Mariane disse...

Sorrisos, poesia e muita cor em tua vida escritor e poeta Everson!

Mariane disse...

... só azul...

Leo,
Meus olhos mudam de cor naturalmente...do azul ao verde.
E chegar aos 40 me ensinou que a vida é dinâmica.
Somos seres humanos em constante processo de transformação e aprendizado, quer colorido mais belo do que este? Ter a vida a cor que você deseja pintar.

Acordar, dar cor. Dar a minha vida a cor que sonho dia a dia.

Lembrei de um video que postei dias atras, por que a vida tem a cor que a gente pinta! http://tintadotinteiro.blogspot.com/2010/12/c-o-r-d-r.html

Abraços

POETACARDS disse...

Quarenta anos! já passei por isso, diziam que a vida começa aos quarenta.
Mas quando cheguei lá percebi que era tudo balela.
A vida começa quando você está disposto a vivenciá-la, ou seja, basta você querer que ela estará sempre se renovando.

Meus parabéns, muita saúde e paz, o resto você corre atrás porque também assim já é demais. Felicidades Mari

Mariane disse...

srsr
Valeu Valter!
Quarenta, apenas mais um número... que terá a cor que eu der a ele... srsr
Obrigada pela visita amigo!

Marinha disse...

Flor cheia de cor, parabéns!!!
Peço desculpas por chegar atrasada na festa, mas meu desejo de paz, luz e sorrisos são sempre atuais, amiga!
Bjo e uma nova etapa com cor e luz pra ti.

Mariane disse...

Ei Marinha,
o tempo é magico, lembra do relogio ao contrario? Entao nao esta atrasada, a hoja é agora!
Entra e sirva-te!

Beijos

She disse...

Que lindoooooo! Adorei! O importante, minha Linda, é não desistir de ser feliz NUNCA!
Beijo, beijo!
She

aosolhosdaalma.blogspot.com disse...

mariane,quarenta é uma idade linda
temho uma filha que tem quarenta an os,eme parece uma menina sempre sorrindo e brincando,que a vida te traga sempre boas surpresas e muitas alegrias,um abraço com carinho
atnciosamente,marlene

Unknown disse...

Olá querida Mari, cheguei um tantinho atrasadamas, a tempo de te desejar Saúde, Amor e a concretização dos teus sonhos.

Menina loba mulher
Chegaste a mais bela idade
Sonhe tudo que puder
Eu te desejo FELICIDADE!!!

Beijos e carinhos
Parabéns para você!
Tua amiga, Jady

Mariane disse...

Querida amiga Sheila,

Pintamos cada dia o caminho que queremos trilhar...

Mariane disse...

Obrigada Marlene!
Todas as idades tem a sua beleza e encanto, basta saber como olhar para elas.

Um carinho pra tua filha de 40 e coraçao de criança.

e bem vinda a esta casa esparramada em tantas cores...

beijos

Mariane disse...

Jady,
tem atraso não!!!
Comemoramos todos os dias e toda hora!!!