"Há um momento em que é preciso abandonar as roupas usadas que já têm a forma do nosso corpo e esquecer os caminhos antigos que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia - e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos." (PESSOA, Fernando)

"Procuro despir-me do que aprendi. Procuro esquecer do modo de lembrar que me ensinaram. E raspar a tinta com que me pintaram os sentidos. Desencaixotar as minhas emoções verdadeiras. Desembrulhar-me e ser eu." (PESSOA, Fernando)

26 de dez. de 2012

Ao apagar das luzes


Passaram poucos dias e a beleza das luzes natalinas fazendo parceria com as estrelas, ainda brilha em nossa memória. Assim como a interminável fila para falar com o Papai Noel. O Bom Velhinho foi procurado pelas crianças para fotos, juntamente com promessas e pedidos, das mais variadas formas e valores. E para completar a jornada, a cena que se repete a cada ano: pais delegaram a dolorosa tarefa de convencer a pequena criança de olhos lacrimejantes a lhe entregar seu pertence mais precioso, a chupeta, em troca de futuras recompensas.
E ainda lhe chamam de Bom Velhinho? Será que papai e mamãe fazem idéia da imensidão de emoções e pensamentos que rodeiam a cabeça do seu pequenino neste momento de perda? A autoridade educacional é delegada a um ser estranho, portanto, os pais deixam de ser vilões nesta historia que envolve uma gama de sentimentos como insegurança, dor, tristeza, raiva, mesclados com esperança de algo bom. Esta negociação feita com os pais sob testemunha pode render muitas horas de choro e arrependimento.
Não é novidade o artifício de delegar a um terceiro a tarefa de corrigir o comportamento dos próprios rebentos. Isto ocorre geralmente quando os pais ficam inseguros sobre como agir, o que permitir e como proibir. Eles temem magoar seus pequenos, mas não dão conta das conseqüências dos seus atos. A modelação do comportamento tem enfatizado a punição com perda.  Se não é a entrega da chupeta, é a ameaça de punição “se você não comer tudo o Papai Noel não vai trazer brinquedo X”, “precisa obedecer direitinho porque o Coelho da Páscoa esta vendo tudo”, “o Bicho Papão pega criancinha que não quer dormir”, e assim acrescentaríamos inúmeras ameaças camufladas de mentiras. Numa ânsia de super proteger, pais correm o risco de perder, inclusive a própria autoridade, que deve ser conquistada com confiança e não com autoritarismo.
Quando a verdade vem à tona, e isto acontece muito cedo, a manipulação em prol aos interesses próprios caracterizam-se facilmente como modelo aprendido pela observação. Agindo desta forma, ensinamos precocemente aos nossos filhos a fugir das responsabilidades, pois como pais delegamos para os personagens fictícios a tarefa de educar. E não raro buscamos a compensação da nossa ausência com presentes. Mais uma vez a troca é evidenciada valorizando o TER. É importante lembrar que os personagens fantasiosos têm um papel importante no desenvolvimento criativo da criança, eles complementam a construção do seu mundo imaginário, permitindo testar possibilidades expandindo seu leque de habilidades. Eles servem de coadjuvantes na construção da subjetividade e não devem ser confundidos numa inversão de papéis quanto à autoridade familiar.
Momentos de cumplicidade e paciência demandam tempo e atenção, e rendem registros preciosos na memória dos pequenos e também dos grandes. Duram muito mais do que os papéis de presentes que a esta altura já estão no lixão da cidade. Quisera que agora, passado o ritual natalino, pais e filhos sentissem o prazer de presentear-se com “presentes sem preço” como um toque, o olhar, qualidade de tempo, uma conversa sincera, um sorvete na praça ou aquilo que a imaginação permitir,  temperado com amor e aceitação. Portanto, desafio a reflexão sobre o que acontecerá a mais um apagar das luzes natalinas.

Imagem: autorizada por tintadotinteiro

3 comentários:

She disse...

Minha linda, seu post e texto estão simplesmente fantásticos! Achei sensacional a reflexão e faz a gente pensar em tantas coisas, como, por exemplo, que antigamente parecia ser bem mais fácil criar, hoje em dia é tanto não pode isso, não pode aquilo, mas essa sensação é utópica... pois antigamente os efeitos nocivos da permissividade também existiam, a diferença está em hoje por se ter mais informação as consequências de uma educação mal-feita aparecer mais. Hoje o tempo de ação e reação é na velocidade da luz. ;)
Beijo, beijo e parabéns pelo post!
She

Evanir disse...

Pai, abençoe os que neste dia te agradeceram a vida,
pois os que sabem agradecer estão prontos para a alegria.
Pai, abençoa os apressados,
pois ainda precisam aprender a controlar o tempo.
Pai, abençoa os que levam a alegria por onde vão,
porque são emissários da luz, e o mundo precisa de luz.
Por fim, Pai, meu Pai, ensina-nos a crer na mensagem do seu Filho mais amado,
a amar ao nosso próximo como á nós mesmos.
A poucas horas do final de mais um ano
rendemos graças ao Pai por mais um ano vivido.
E oremos rogando a nosso Pai pelo novo ano que vai nascer
saúde paz amor união e acima de tudo fé no Criador.
Um feliz e abençoado Ano Novo.
Obrigada pelo carinho em 2012 que venha 2013
na presença de Deus.
Beijos no coração carinhos na alma,Evanir..

Everson Russo disse...

Um feliz ano novo pra você e pra toda sua família, repleto de amor, paz, carinho, realizações, muita poesia pra alimentar a alma, que a paz do Senhor Jesus esteja em seus caminhos por todo o ano que se aproxima....beijos e flores....