"Há um momento em que é preciso abandonar as roupas usadas que já têm a forma do nosso corpo e esquecer os caminhos antigos que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia - e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos." (PESSOA, Fernando)

"Procuro despir-me do que aprendi. Procuro esquecer do modo de lembrar que me ensinaram. E raspar a tinta com que me pintaram os sentidos. Desencaixotar as minhas emoções verdadeiras. Desembrulhar-me e ser eu." (PESSOA, Fernando)

12 de dez. de 2010

Fecha os olhos



O que você vê quando fecha os olhos,
consegue enxergar o que eu vejo?

Os fragmentos de luzes, 
consegue sentir...


Desprenda-se   das palavras, 
deixe as letras tomar seu sentido, 
não queira domina-las
Sinta, permita as palavras tomar sua forma livre,
sem controlá-las...

Você consegue ver a luz quando fecha os olhos?
 
Fragmentos de um diálogo que ouvi em um filme antigo, não lembro o nome, mas o questionamento é vivo e faço a ti que me lê, convido-te caro leitor, deixe tuas impressões, ajude-me nesta construção de luzes e palavras, palavras e luzes...

28 comentários:

Wanderley Elian Lima disse...

Olá MariAne
Quando fecho os olhos, vejo fragmentos e luz e meu pensamento voa, tentando acompanhar o seu ritmo.
Bjux

IT disse...

De olhos fechados,e na mesma comunhão vejo luzes,mas também vejo escuridão,que cega nosso caminho que impede de ouvir o clamor no grito do silêncio.

De olhos fechados sinto alegria a dor que ninguém vê e mora dentro do coração!De olhos fechados,posso ver sentir,tocar,clamar,implorar,voar..e amar.

Um olhar de olhos fechados na mesma comunhão.

IT

Flor de Lótus disse...

Oi,Mari!De olho fechados vejo feixes de luzes que mudam de acorod ocm o momento que estou vivendo as vezes elas são de um laranja intenso, outras um branco, alvo puro e limpo demias.AS vezes um vermelho paixão....
Querida me apssa teu e-mail to precisando trocar umas ideias contigo.
O meu é sibele.costa@gmail.com
Beijosss

Everson Russo disse...

Ao fechar os olhos enxergamos o mundo que tem dentro de nós...beijos de boa semana pra ti querida.

Helcio Maia disse...

Mais, muito mais que ver, intuo geometrias inusitadas, trajetórias ousadas de pensamentos que ainda não foram recepcionados pela razão, projetos de idéias, lascas de desejos...

ERICO BRATFISH disse...

Oiê!

A luz é tudo o que podemos ver. Quando vemos a luz de olhos fechados estamos enchergando com os olhos da alma!

Obrigado pela presença,
Beijos :)

Ana SSK disse...

De olhos abertos é quando menos vemos. Há coisas demais para nos distrair.

Marli Terezinha Andrucho Boldori disse...

MariAne,quando fechei os olhos, abriu-se os olhos da alma,que incrível...tudo ganhou movimento,as luzes se juntaram em um único feixe,e cada raio dela se pronunciava em outro,conectando-se com os demais e aumentando a beleza da claridade que doiam aos olhos,mesmo fechados,as cores ficaram mais brilhantes com roxo intenso.Elas bailavam fazendo mil conexões com suas luzes ao redor,eram como pessoas ilumindas fazendo parte do grande Universo ou unindo-se a ele.Muita impressão,muita vida através dos olhos fechados,percebi a força que há ao nosso redor.
Gostei da experiência.Beijos!!!

Mariane disse...

Amigos queridos!
Este post em especial, estou respondendo de olhos fechados diretamente para cada um que aqui deixa suas impressões...

Com muito carinho esta Mari que vos escreve...

Hana disse...

Sabe mariane quando faço meditação, é neste procedimento, vemos videos e cartazes, qu enos transpotam ajudando fluir a energia, muito show.
com carinho
Hana

Andarilh@ disse...

Estou nesse dilema de me desprender das palavras, pois cheguei inspirada sem conseguir colocar com precisão o que tenho sentido, no papel. É frustrante. Gostei da reflexão, obrigada! Obrigada pelas visitas e desculpe pela ausência... Ando meio ocupada. Grande beijo no coração!

Non je ne regrette rien: Ediney Santana disse...

gostei da citação
me revelou algumas coisas

2edoissao5 disse...

dizem que as melhores coisas da vida fazemos de olhos fechados...

bjo!

Myself disse...

Quando fechamos os olhos vemos a nossa verdade.

Adorei seu blog!

Bjos!

Anônimo disse...

Lindíssimo, Mari!

Um bjo!

Mariane disse...

É pessoal, eu tentei mas não consigo... visitei vocês uma a um, mas não me basta, deixo aqui as impressões que compartilhei com quem comentou. O que você vê quando fecha os olhos??


"E no fechar dos olhos,
fragmentos de luzes soltos ao pensamento,
livres de amarras
simplesmente novos
desvencilhados das regras do povo
mesclado com as cores dos sentimentos
sem contenção
Palavras, junção de tantas letras disformes
que enredam a liberdade de criar
Ou apenas fechar os olhos e sentir
Permitir o leve toque do pensamento
desejo elevado em mim
Sentir a vida em sua plenitude
o som, o cheiro, o toque, as cores, os sabores
De tudo, os diversos sabores...

Solta rédea
quem quiser me acompanhar
caminhar pela vida
ou apenas voar
solta rédea da inocência
do pudor da incoerência
viver a vida
sonhar!"

Beijos a todos que aqui passaram...
Amigos conhecidos e para minha surpresa muitos amigos novos neste post, fico muito feliz!

A vocês que passam aqui pela primeira vez, sintam-se a vontade pois aqui todos juntos pintamos esta grande tela na mais variada nuance de cores e emoções!

Estou saltitando hoje,
consegui fazer o vôo de parapente... que comentei em post anterior... logo mais compartilho como foi!

Flor de Lótus disse...

Oi,Mari!Td bem?Passnado para saber como andam as coisas por aqui.
Um ótimo findi!
Beijosss

Evanir disse...

Uma vida mais abençoada é o
que mais desejamos
na noite de Natal.
É a benção de Deus,
que transforma nossa vida,
para que sejamos mais
felizes e realizados.
Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!
Meu agradecimento
Pela sua linda amizade.
Beijos ternos e carinhosos,
Evanir.
www.fonte-amor.zip.net

Hana disse...

Vim agradecer sua amizade e compenheirismo este ano, minha eterna gratidão amiga...

Vamos nos unir no amor fraternal, ajudar uns aos outros, seja pobre seja rico, seja parente seja vizinho, não importa, vamos dar a mão ao nosso semelhante, não só neste Natal, mas o ano que vem, e que seja sempre assim esta união este pensamento em nos doarmos, e o sentimento de gratidão sempre em nossos corações. E que em nossas preces tenhamos muito a agradecer, e nada a pedir. Como uma estrela cadente, quando vermos uma, vamos agradecer por estar alí naquele momentos vivos, com saúde, e poder desfrutar de tal acontecimento divino, e não fazer um pedido, e sim agradecer.
Feliz natal para todos os amores meus!! Os que foram companheiros em meus projetos, os que foram amigos nas horas mais lindas e nas difícies tbém, ao novos amigos aos antigos minha gratidão pela amizade e carinho. Ao que caminharam comigo este ano numa jornada emocionante pela paz, pela fraternidade, aos que não tiveram tanto tempo assim de acompanhar, em fim a todos os amores meus, meus melhores amigos!! Um feliz Natal e um ano novo tbém!!
com carinho
Hana

Mariane disse...

Linda Hana,

Este ano com a criação deste meu blog, ganhei novos amigos especiais, e você tem um lugar todo especial no meu coração!

Obrigada pela mensagem, desejo a ti tudo de bom, muita paz, harmonia e sabedoria!

She disse...

Oi minha Lnda, qdo fecho os olhos vejo sim fragmentos de luz, e às vezes não vejo nada só a escuridão mesmo, mas de uma forma ou de outra o meu pensamento e imaginação voam... ;)
Bjo, bjo!
She

Mariane disse...

Fecha os olhos e permite vêr a ti mesma, Sheila!
Obrigada por partilhar aqui tuas percepções...

Unknown disse...

Fosfenos.... Aura visual... Migranea ocular... De olhos fechados, mente disperta e hipófise atenta, visualização do fluxo da energia espiritual... Cor da essência... Bailado de cor, estado líquido da alma!! Paz

Unknown disse...

Sibele eu para relaxar fecho os olhos e produzo cores cafa uma mais linda do que a outra a predominante é a lilás

Rosiane disse...

Quando eu fecho os olhos vejo cenas de pessoas que conversam, meninos brincando,sempre é uma experiência nova,as vezes ouço vozes...devo me preocupar?

Mariane disse...

Rosiane, tens a capacidade de abstrair. É bom, quando usado para relaxar, também para despertar a criatividade.
Sim, sempre uma experiencia nova.

Marízia disse...

Quando fecho meus olhos...
Vejo cores, as vezes brilhantes, mas sempre intensas.
Vindas em forma de borrões ou em grandes faixas
Cores que se misturam e se transformam. Com movimentos que seguem o ritmo das águas calmas de uma enseada. O pensamento em repouso intensificam as formas e os movimentos. Em meio a um céu escuro vem surgindo cores que dançam.
Reação inconciente do meu corpo as energias captadas do ambiente pela retina? Guardadas a sete chaves num serrar de olhos? Ou
Manifestação em cores do meu estado de espirito?
Não sei, só sei que é bom!

Mariane disse...

Que lindo Marízia.

Sua percepção sobre a provocação de fechar os olhos, virou poesia!

Quando postei aqui no blog, foi para provocar experiências semelhantes a esta que você compartilhou. Obrigada pelo seu comentário