"Há um momento em que é preciso abandonar as roupas usadas que já têm a forma do nosso corpo e esquecer os caminhos antigos que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia - e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos." (PESSOA, Fernando)

"Procuro despir-me do que aprendi. Procuro esquecer do modo de lembrar que me ensinaram. E raspar a tinta com que me pintaram os sentidos. Desencaixotar as minhas emoções verdadeiras. Desembrulhar-me e ser eu." (PESSOA, Fernando)

28 de out. de 2010

O que faz você feliz? (Selo)


Nossa parecia tão fácil responder esta questão... mas na prática, não é tão simples assim.
Aprendi nesta minha caminhada de “des-cobrimento” que a felicidade é resultante da minha percepção sobre as situações. Houve um tempo em que esperava que os outros me fizessem feliz, então as frustrações eram constantes, pois somos pessoas diferentes e com anseios próprios e subjetivos. Passei a buscar a felicidade dentro de mim unicamente, ah, também é complicado. Hoje penso que a felicidade depende sim, da minha  construção, minha subjetividade, meus anseios e perspectivas; mas também sofre influência de todo o meu entorno positiva ou negativamente. A maneira como eu encaro as situações,  dificuldades ou desafios, terão reflexo direto no sentimento de felicidade ou tristeza. E sentimento, não é algo estático que possa ser guardado em um armário como troféu; felicidade é momentâneo, e por isto deve ser vivenciado em sua totalidade.

Agora ao desafio do selo. Recebi este selo da amiga Irlene, e respondendo ao desafio em seguida indico-o para alguns amigos da blogosfera, aí vai:
O que me faz feliz?
Bem, desta maneira posso dizer que sentir minha família unida e meus filhos alçando vôo, me fazem feliz. Senti-los em plena adolescência descobrindo seus próprios sonhos é maravilhoso.
Apreciar a natureza do raiar ao adormecer de cada dia, em suas nuances de cores e formas, para mim é revigorante, diria então que me faz feliz.
Estar com amigos, rindo a toa, jogando conversa fora sem planos nem formalidade... ah, não tem preço
Família reunida nas férias, numa bagunça geral, pratos, colchão, areia da praia.... ai que saudades...
Fazer o que gosto, sem imposição. Quando posso externar e explorar todas as possibilidades e mergulhar a fundo em uma atividade, deixa-me realizada.
E por último, e diria mais importante: Sentir-me amada!

Valeu amiga Irlene, que  O SOM DO CORAÇÃO me proporcionou este momento de reflexão.
Instigo agora a reflexão aos amigos que virtualmente tive o prazer de conhecer nesta blogosfera. O que faz você feliz?
Uma mulher com coração de menina que viu seu sonho virar realidade na publicação de seu livro “Cabra Cega”, Sheila querida do Cantinho She. O que te faz feliz??
O que faz um menino poeta que brinca com as letras e das palavras faz sua sinfonia  num Calice sem fim de sentimentos e felicidade de  Baerdal?
O Passar dos Dias de Renata, repleto de emoções afloradas na pele, ciclicamente vivendo intensamente cada momento,  tem guardado onde a fonte da felicidade?
Nesta vida com passagem só de ida. Há quem Viaje na janela e aprecia tantas imagens, quantas histórias. Amiga Elenir, estou curiosa pra saber o que te faz feliz?
Ana querida qual o significado e os Significantes da felicidade para uma bela jovem de palavras profundas??

E você  que agora me lê:  O que te faz feliz?? Já pensou sobre isto???

39 comentários:

Wanderley Elian Lima disse...

Olá Mariane
Para cada um, a felicidade tem um significado diferente, pois somos pessoas individuais ,cada qual com seus sonhos e expectativas.
Bjux

Mariane disse...

O que me faz feliz??
Esqueci de dizer, a visita e o comentario que fazes aqui, também me faz feliz!!
E por ter significado único e peculiar a cada indivíduo, é que essa tal de FELICIDADE é tão requisitada...

Obrigada pelas cores que deixas aqui Wanderley!

Baerdal disse...

E se a minha vida toda fosse apenas uma tarde sem sobressaltos, uma tarde de sol brando, uma tarde de silencio e de serenidade. E se toda a razão de viver estivesse ali, naquela tarde preguiçosa. Onde os desejos se realizassem com a magia pura das crianças: Serei feliz? Sim ou não? Terei sucesso na vida? Muito amor no meu destino? No silencio da tarde a resposta viria em forma de sinal: uma porta bate, alguém assobia, um cachorro late...

Que lindo post Mariane.
O que me faz feliz é caminhar com foças... e conhecer pessoas especiais como você.

Grande abraço do amigo Baerdal

IT disse...

....dentre outras coisas, o que me faz feliz é ser alimentada no momento de sequidão de mim mesma.É compartilhar de "manjares" onde não tem somente como tempero a sabedoria humana, sim pessoas capazes de surpreender,encantar e acolher do lado esquerdo do peito........................
Parabéns amiga, ficou perfeita a forma que apresentastes este selo, carinhosamente indicado por esta amiga de cá que gosta um "tantão" de ti.rs

Sílc disse...

Mariane minha linda Flor, que texto lindo de emocionar e chorar. De saudades de tempos atrás onde amontoava-se colchões na Casa de Praia lá em Bombinhas -SC, e uma meninada feliz cá e acolá, e eu acabava o café da manhã e já era para começar o almoço, lanche, janta...*risos* Onde eu estava mesmo?!Ah! Na Casa da praia com minha filhas e uns 12 amigos(as). Que momentos preciosos. Quantas fotos, e ainda ouço as risadas dos rostos queimados, vermelhos com pomada...mas porquê demora tanto o bronze Mãe, tia?! E, lá iam ver espetáculos da ivete, Marisa Monte, Daniela etc e tal. Dormir? que nada! Isso fica para quando acabarem as férias.
Obrigada por me trazer de volta esses momento mágicos que só me trouxeram felicidade!
Amo-te minha linda flor,
Sílvia

Angella Reis disse...

Que post maravilhoso Mari =)

Viver me faz feliz! E eu agradeço a Deus todos os dias por isso, por esse presente, por todas as belezas naturais, por minha família, amigos, pelos sorrisos, olhares compartilhados, pela doçura das crianças que nos ensinam tanto acerca da felicidade. Por ter a oportunidade de conhecer pessoas especiais assim como vc!

Bjos de luz!

Mariane disse...

E Se...
Baerdal, que reflexão fizeste menino!
Veja o que li em tuas palavras:

Calmaria, silêncio e serenidade,
Pureza e ingenuidade
Feliz, felicidade
Momento
Verdade
...

Fico feliz também pelas ricas amizades nesta blogosfera.
Obrigada por participar com tuas cores da pintura desta tela!
Abraços da Mari

Mariane disse...

Ah Irlene, presente precioso é merecedor de destaque!
Felicidade é sentimento, não se compra na farmácia da esquina...
Na simplicidade do teu jeito mineiro, encontro a felicidade, tuas palavras calorosas e acolhedoras ao Som do Coração preenchem esta casa de alegria. Agradeço sinceramente pela oportunidade de ter te conhecido virtualmente. Continua a deixar tuas cores, mescladas aqui num colorir sem fim, me fazendo feliz!

Mariane disse...

Saudades, é a boa lembrança do que passou.
Que bom que este texto trouxe a ti Silvia, fragmentos de felicidade.
Acredito que a sua Colcha de Retalhos é formada por mágicos momentos. Ah, as praias de Santa Catarina sempre deixam saudades... Volta aqui mais vezes, o verão já está apontando... Bombinhas é uma praia maravilhosa!!!
Linda, ficou feliz? Então a felicidade respinga aqui também!
Abraços coloridos meus...

Mariane disse...

Que lindo descreves a felicidade Angela, senti aqui um pouquinho de ti, que gostoso!
Felicidade na simplicidade, experimentada e vivenciada...
Obrigada pelos teus sentimentos partilhados, colorindo das tuas cores esta grande tela que juntos pintamos!
Beijos

She disse...

Ei minha Linda! Cheguei! Adorei o selinho, volto com calma para pegar e postar... Obrigada pela indicação e palavras carinhosas!
Beijo, beijo!
She

O Neto do Herculano disse...

O silêncio da chuva.

Mariane disse...

Te aguardo Sheila... pacientemente...srsr

Mariane disse...

Bastante reflexivo Herculano

Aqueles que conseguem ouvir o silêncio da chuva, por certo, abastecem-se do sentimento maravilhoso de felicidade.
E Por que fazer poema? Pela satisfação de fazê-los... ou ser feito por eles...
Quanta horna ter as cores de renomado amigos das letras, por esta casa que se constrói a cada dia.
Abraços

ERICO BRATFISH disse...

Oiê,

Nossa, são tantas as coisas que nos trazem a felicidade, não é mesmo? Mas uma coisa é certa, nos momentos mais felizes estamos reunidos com nossa família.

Beijos :)

Mariane disse...

É fato, Erico, a família é fonte inesgotável de sentimentos!!!

rsrsr, gostei do Oiê.... Miscelânea cultural deste nosso imenso Brasil!! Valeu!!

Marli Terezinha Andrucho Boldori disse...

Mariane,tenho visitado você constantemente,porém às vezes não deixo comentário ,leio algo lindo e saio,no entanto, hoje,não posso sair sem dizer nada sobre o que li.Felicidade,ah! que saudade daqueles bons tempos em que ainda tomavámos sorvete no banco da praça,esperávamos o Natal ,pois neste dia toda a família se reunia,ah! saudade do apito do trem que passava ao lado de minha casa,que saudade do carneirinho que nascia e ficava sem mãe,aí papai dizia :-vamos ter que criá-lo na mamadeira,isso era um grito de plena felicidade,ter um bichinho lindo para amar e criar ah! quanta saudade e por este caminho encontro com a felicidade.Tudo com muita cor da alma.Beijos ,Mariana!

Pelos caminhos da vida. disse...

O que me faz feliz?

É estar com minha família, meus amigos, meu cachorrinho, é ter paz, liberdade...

Obrigada pela sua companhia amiga.

Um excelente fim de semana.

beijooo.

Lua Nova disse...

Já pensei muito nisso e acho que não escreveria nada muito diferente do que vc escreveu. Mas acho que o mais importante pra mim é ser livre pra fazer minhas próprias escolhas já que não tenho medo das consequências. Eu as encaro sejam quais forem.
Gostei muito do seu blog e da sua delicadeza de sentimentos.
Te convido a conhecer meu blog e saborear uma mousse de chocolate comigo.
Beijokas.
Seguindo...

Saozita disse...

Querida Mariane, passei, li e comente o post que me sugeriste ESTAMIRA, gostei imenso.
O que faz feliz, são os pequenos nadas da vida, cheios de conteúdo, amizade, amor e família.
Gostei deste teu post, eu já postei também em resposta a este desafio da Deia.
A felicidade é um estado da alma, que depende da nossa percepção e ambição, há quem quase tudo tenha e seja infeliz por lhe faltar alguma coisa que seja. Há quem nada tenha e consiga ser feli!

Tem uma boa noite.

Bjs

Mariane disse...

Encantada com a tua felicidade Marli! Interessante como pequenos momentos de pura simplicidade são capazes de marcar tanto a vida da gente e carregar sentimentos por ora adormecidos. Desperta teus sonhos, tuas saudades e felicidades!
Sorvete de praça tem sabor de nostalgia
Esperar o Natal, acompanhar as lojas e casas vestir nova roupagem
Família, ah família... bagunças, confusões... alegria...
Ei, aqui o trem ainda passa, ouço e vejo da minha janela... só não sei por quanto tempo... querem expulsar o coitadinho... que pena!
Carneirinho... deve ter sido maravilhoso criá-lo na mamadeira...
Obrigada Marli, por partilhar um pouquinho das tuas lindas cores nesta grande tela intitulada FELICIDADE!
Beijos

Mariane disse...

Interessante, embora variem nos itens que evocam a felicidade, a FAMILIA tem sido um denominador comum...
Ana, Pelos Caminhos da vida, temos muitos momentos reconhecê-los como importantes é nossa percepção individual. Amei teus momentos felizes aqui compartilhados em cores tão vívidas.
Tua companhia é um grande presente!

Mariane disse...

Parabéns por tua maneira de encarar a vida Lua Nova, é uma imensa alegria ter teu colorido mesclado aos comentários aqui.
Hum... mousse de chocolate... irresistível... logo mais estarei aí, com certeza, obrigada pelo convite, e aqui, sinta-se em casa. Quando tiveres vontade pinta as cores que te fazem feliz!

Ana SSK disse...

Lindo post. Aceito e agradeço o convite. Logo verá uma tentativa de resposta no Significantes!!!

Mimo Chic disse...

Querida mariane , que bom conhcer esse blog lindo num momento especial onde vc se abre com tanto amor!
Parabens!
Esperamos retribuir com o mesmo carinho no nosso blog
Seguiremos seus caminhos...
bjs
Lulu & Sol

Mariane disse...

Saozita, fiquei feliz pelo teu gosto quanto ao post Estamira, já respondi!
Vi lá na tua casa este desafio respondido, maravilhoso.
Incrível como partilhamos de pensamentos semelhantes: “ A felicidade é um estado da alma, que depende da nossa percepção e ambição, há quem quase tudo tenha e seja infeliz por lhe faltar alguma coisa que seja. Há quem nada tenha e consiga ser feliz”.
Obrigada por tuas cores impressas tão delicadamente nesta tela de FELICIDADE.

Mariane disse...

Sentiram amor?? É porque em vocês ele deve estar transbordando também!
Visita dupla de Lulu & Sol, num Mimo Chic, encantada fiquei.
Fiquem a vontade em pincelar suas cores nas telas aqui partilhadas,
Beijos

Mariane disse...

Ana, ficarei atenta ao teu Significantes...
Beijos menina

She disse...

hahahaha que fofinho o versinho, AMEI!
Beijo, beijo querida! ;)
She

Mariane disse...

Bom humor faz parte da felicidade... srsrs

Mari Marques disse...

pocha, pergunta dificil mesmo
mas de tudo, o que me faz mais feliz
são meus pais.
Se anaisar com calma, meus momentos de felicidade extrema, devo a eles, estava com eles, ou eles estavam lá envolvidos, dirata ou diretamente naquilo.
Família, é mesmo uma grande riqueza, a maior felicidade.
garcais por la visita
:D

Mariane disse...

Ei Mari,
Quem tem a preciosidade de uma família já tem consigo um tesouro, reconhece-la como parte integrante da vida é ainda mais compensador.
Fico muito feliz em vez minha parceira de nome rodeada pelo amor da família,
Beijos

She disse...

Ei querida, obrigada pela divulgação, viu? E você já está concorrendo ao sorteio para ganhar o meu livro e mais dois de 3 autoras brasileiras?

Corre lá e participe também! ;)

Beijo, beijo no coração!
She

Elenir disse...

Olá MariAne!
Obrigada pelo convite em breve responderei.
Beijos
Elenir

Mariane disse...

Te aguardo Elenir...
... também tenho esperança para o nosso café...

ou terei que fazê-lo virtualmente....srrsrssrs

Beijos

Anônimo disse...

Obrigada pelo selo, Mari.
Desculpe minha ausência... A vida real tem me puxado para ver o sol.

:)

Beijos.

Mariane disse...

Lindo sol pra ti Renata, lindo imenso e grandioso sol!
Cada um é dono do seu próprio tempo...
Beijos

Elenir disse...

Mariane!
Se você passar no Viaje na Janela vai encontrar o desafio do selinho postado... foi muito legal participar...
Bjs

Mariane disse...

Olá Elenir, passarei lá rapidinho, fico feliz que tenhas gostado do desafio!
Beijos
da MariAne