"Há um momento em que é preciso abandonar as roupas usadas que já têm a forma do nosso corpo e esquecer os caminhos antigos que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia - e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos." (PESSOA, Fernando)

"Procuro despir-me do que aprendi. Procuro esquecer do modo de lembrar que me ensinaram. E raspar a tinta com que me pintaram os sentidos. Desencaixotar as minhas emoções verdadeiras. Desembrulhar-me e ser eu." (PESSOA, Fernando)

15 de abr. de 2021

Série Psicologia Reflexão: Você se decepciona sozinho

 



A rotina tem sua funcionalidade positiva para questões de organização.
Em algumas ocasiões, em virtude da repetição, pode acontecer a sensação de "estar no modo automático".
E, desta forma, perdemos o contato com o aqui-e-agora, com as percepções e até mesmo com a diferenciação do Eu com o Meio.
Este é um dos caminhos que podem nos levar ao sofrimento emocional.
Quando o indivíduo desconsidera as necessidades do Outro, e fica focado em si mesmo, tende a criar expectativas sobre os relacionamentos.
Quanto mais expectativas, possivelmente maiores serão as frustrações com o mundo.


Esse tema lhe chamou atenção? 

Deixe aqui seu comentário.

Quem saber mais sobre isso? 

Entre em contato

E-mail: contato@psicologamarianemanske.com.br

Instagram/facebook: @psicologamarianemanske

site: https://www.psicologamarianemanske.com.br

#psicologamarianemanskeoechsler #psicologamarianemanske #psicodesenvolvimento #psicoterapiaonline #psicoterapia

2 comentários:

(CARLOS - MENINO BEIJA - FLOR) disse...

Bom te ver ativa aqui no blog, mais uma vez. Como sempre, um texto belo, inteligente, reflexivo.

Mariane disse...

Olá Carlos, grata pelo seu comentário por aqui.

Desempacotando as memórias, e as que são boas, aconselho guardar. Desta forma, retorno ao blog, agora em novo formato, (isso não é novidade, as diversas alternâncias).

Por enquanto, o blog receberá os conteúdos que posto no site da Psicologia (um tipo de arquivo seguro).

E vida que segue, cada dia uma cor...

Forte abraço poeta