"Há um momento em que é preciso abandonar as roupas usadas que já têm a forma do nosso corpo e esquecer os caminhos antigos que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia - e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos." (PESSOA, Fernando)

"Procuro despir-me do que aprendi. Procuro esquecer do modo de lembrar que me ensinaram. E raspar a tinta com que me pintaram os sentidos. Desencaixotar as minhas emoções verdadeiras. Desembrulhar-me e ser eu." (PESSOA, Fernando)

29 de jun. de 2010

Dialogando...


Ane 2: _ Para você, o que significa o desabrochar de uma flor??

Ane 3: _ Para mim, significa amadurecer do pequeno botão para a flor propriamente dita. O botão de rosa é lindo, mas a rosa desabrochada, aberta é muito mais, ela exala o seu perfume e mostra toda a sua beleza!

Ane 2: _ Sim, e as pétalas inicialmente estão encobertas pelas folhas que as protegem, esta folhas precisam se romper, para que as pétalas, uma a uma, a seu tempo desabrochem para a vida... completando o espetáculo da criação!!!

Ane 3 : _ E o que isso tudo representa pra você?

Ane 2: _ Uma construção... isto é apenas o começo!!!

Ane 1: _ É estrear no palco da vida, correndo riscos... podendo assim viver o máximo que lhe é concedido pela natureza até murchar. Ser alimento dos pássaros que nela pousam, poderá também existir a chance de ser cortada para fazer sorrir a um outro alguém... e ainda ser um símbolo de um pedido de casamento... Talvez ainda nem seja vista ou apreciada, mas ainda assim ela será uma flor, e é a grande oportunidade dela apresentar-se, fazer presença, ser reconhecida, mas com futuro incerto, assim como o nosso...

Ane 2: _ Mas antes dela explodir na apoteose da vida, a flor precisa se nutrir internamente... conhecer e reconhecer-se como flor, para somente então SER FLOR e tudo o que isto representa! 
(* publicação previamente autorizada pelas TriAnes)

E para você, o que significa o desabrochar de uma flor??

9 comentários:

Helcio Maia disse...

Significa o alvorecer da vida, o despertar da consciência, a luz, a descoberta, o movimento, a vitória da esperança, a expressão da beleza.

Malditos Patos disse...

se a flor for o medo: é acordar sozinho, é andar por entre espinhos...
se a flor for o amor: é beijo que acelera o pulso...

Mariane disse...

Complementos maravilhos. Acredito que quanto mais nos dispusermos a pensar neste pequeno fragmento "do desabrochar", poderíamos traçar paralelos infinitos com a vida.
E assim, de punhos diferentes traçamos um mesmo olhar, agradeço a contribuição de Helcio Maia e Malditos Patos, e em especial de Ane1 e Ane3. E também a quem mais sentir-se desafiado a contribuir...

Unknown disse...

Desabrochar significa vencer a timidez do botão e se abrir pra vida, no botão estamos "protegidos", desabrochar é então vencer o medo e assumir quem realmente somos, a forma real que é escondida pelo botão!
Beijos de uma ANE!

Mariane disse...

É muito bom te ver aqui ANE, agradeço a autorização de uso das nossas falas. E complemento o que falamos em off sobre o nosso texto: " ...significa se permitir e deixar o botão se abrir, deixar as formas reais aparecer!". Belo complemento...

Volta mais vezes, da maneira que achar melhor pra ti

Beijos realmente coloridos pra ti amiga de cor

Mariane disse...

... percepção de uma observadora astuta, que me falou ao pé do ouvido:
"Nem no botão estou realmente protegida, a foto do botão de rosa, traz uma formiga muito próxima da flor; então devo assumir o que sou, pois os risco estão de qualquer forma em todo lugar."

Deixar o botão aflorar é um risco que vale ser vivenciado! E só então poderemos realmente ver a COR que esta flor tem por dentro.

Mariana disse...

Desabrochar siginifica o amadurecimento, o crescimento da beleza.

Jussara Christina disse...

Dando uma passadinha para conhecer vc.
Adorei teu blog! Belíssimo!
Se puder visita meu cantinho tb!
Vou te seguir ... Adoro pessoas inteligentes, observadoras, guerreiras e sensíveis!
Bjs doces!

*´¨)
¸.·´¸.·*´¨) ¸.·*¨)
(¸.·´ (¸.·` *♥ Jussara Christina ♥*♥*♥*♥*♥*♥*♥*♥*♥

Mariane disse...

Sejam sempre bem vindas Jussara e Mariana, é muito bom ter flores como vocês colorindo este lugar!
O amadurecimento, com certeza, é o grande tema desta pergunta, menina astuta você!

Beijos de pétalas coloridas pra vocês, e retornem sempre que quiserem brincar com as cores dos sentimentos...